Gasligthting "Você está ficando louca?"

  Gasligthting (lê-se "guéslaitin")  é um termo usado para entender aspectos que estão relacionados a violência psicológica e/ou emocional. "Gaslight" ou "Gaslighting" é um dos mecanismos de abusos psicológicos que frequentemente tem se espalhado e feito muitas vítimas, devastando emocionais e destruindo autoestimas, já que suas ferramentas são baseadas na manipulação de fatos  falsos e com informações pelo qual o interlocutor omiti impondo a vítima uma outra realidade.
    Esse nome Gasligthting tem origem através de uma peça teatral Gas Ligth, traduzido como "meia-luz", tendo duas adaptações no cinema sendo uma em 1940 e outra em 1944. Trata-se de uma manipulação psicológica em torno de um personagem e sua esposa. Como é um filme que retrata uma época passada,o termo "meia-luz" se refere ao tipo de iluminação utilizada na época,a gás, que poderia ser controlada modificando a intensidade da luz.Assim,a história ocorre em torno de um jogo de  manipulação do marido que buscava desestabilizar emocionalmente sua esposa, sendo umas das situações justamente a regulação da luz pelo qual ele aumentava e diminuía e quando a vítima percebia ele negava a mudança.Um filme que até ser descoberto toda a trama, envolvem-se situações de abusos e afastamento da vítima de sua vida cotidiana, apresentando sintomas de desequilibrio, angústia e perturbação visível.

Resumindo :)



Esta manipulação sistemática pode acontecer em diferentes contextos, seja no ambiente familiar, no trabalho, no espaço acadêmico, religioso, clínico,entre outros, também nas suas vinculações afetivas como entre namorados, em relacionamentos simples como o de mãe e filha por exemplo, até na relação entre médico e paciente.

Neste casos a vítima que sofre tal violência psicológica emocional,começa a ser vista pelas pessoas que estão ao seu redor ,como incapaz como alguém que está enlouquecendo.



O abusador  ganha poder e controle sobre a vítima.




Neste ponto de tantas incertezas para quem sofre, começa-se a se questionar não só sua insanidade como se realmente quem abusa está com a razão,levando a vítima a pensar se está correto mesmo seus atos, se não esta exagerando ou se é coisa da sua cabeça....




Um exemplo de Gasligthting, é quando um indivíduo em uma conversa, falando inclusive no mesmo tom que seu interlocutor, o mesmo aponta que a pessoa esta alterada, com tom de voz exaltada, histérica, nervosa, que talvez seja melhor conversar depois.Manipulações como estas,coloca quem pratica tal abuso como alguém equilibrado diante da situação e que sua lucidez é superior a vítima vista como "desequilibrada".



Vale a pena salientar que casos como estes podem acontecer com qualquer pessoa, e que invalidar a dor alheia é um insulto ,que deve ser levado em consideração, visto que o ato de culpar ou acusar de ter enlouquecido é somente mais um passo de um sujeito que torna possível diminuir e confundir os sentimentos de uma pessoa em situação de fragilidade.É muito comum pessoas não perceberem quando relacionamentos saem do controle e ao afundar-se em mágoas e distorções não compreender a dimensão pelo qual se encontra.Então se você já sofreu ou conhece alguém que sofra algo parecido, deve ficar atento, buscando acolher/cuidar, de uma saúde que cada vez mais, tem estado fragilizado na contemporaneidade que é a saúde emocional!

*Se alguém souber a autoria das imagens, por favor,informe para dar-lhe o crédito*
imagens via instagram @nepentemultidisciplinaridade .


Referência:

Souza,C.P. (2017). Gaslighting:"Você está ficando louca" As Relações Afetivas e a Construção das Relações de Gênero.Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.






 
















Comentários

Postagens mais visitadas